Meu Pescoço Travou!! E Agora?
Dormir de mal jeito, dormir no avião, no ônibus, olhar pra trás muito rápido, volta e meia aparece algum paciente contando essa história e mostrando o pescoço travado. Quer saber o que fazer nesses casos? Leia até o final.
Rafaela Maglio
2/15/20242 min read


Você sabe o que é o torcicolo?
Quando o nosso cérebro recebe a informação de algum trauma ou posturas que exigem mais do que o seu corpo possa fazer, ele tenta proteger e reagir a esse problema, como o nosso pescoço é a ligação mais próxima entre o cérebro e o corpo, os músculos do pescoço forçam uma reação que causa uma contratura muscular, para imobilizar a região. A contratura muscular nada mais é do que uma rigidez e perda da mobilidade do músculo, deixando-o travado em uma posição. Geralmente isso ocorre após uma grande tensão, impactos fortes, movimentações bruscas, traumas emocionais e até mesmo dormir de mal jeito.
Os principais sintomas do torcicolo são:
Falta de movimento;
Dor localizada na região do pescoço;
Dor nos ombros;
Inchaço e rigidez no pescoço;
Esses sintomas podem vir acompanhados de dor de cabeça também, dependendo do tamanho da contratura muscular. Algumas pessoas costumam ter uma sequência de torcicolos, e isso acontece porque muitas vezes nós tratamos os sintomas ao invés da causa. Por exemplo: quando você começa a sentir dor no pescoço e está muito atarefado, a via mais rápida é tomar um analgésico, porém, esses remédios apenas tiram sua dor por um momento. E então, sente uma melhora, volta a movimentar o pescoço com mais facilidade, mas o músculo que faz esse movimento ainda está machucado, e as movimentações erradas geram uma sobrecarga maior, e assim o corpo gera uma nova contratura para tentar proteger a área, só que dessa vez mais intensa.
O torcicolo é uma cervicalgia, ou seja, uma alteração na região da cervical. Ele pode ser congênito, quando você já nasce com um distúrbio na região do pescoço e as musculaturas são mais rígidas e tensionadas, ou um torcicolo adquirido que pode ser por diversas causas, como mencionado acima.
O tratamento do torcicolo consiste em várias etapas. Primeiro a identificação da causa, quais movimentos e posições que meu pescoço fica que estão atrapalhando a informação que o cérebro precisa passar para o restante do corpo?! Segundo o tratamento para essa dor aguda, geralmente compressas quentes ajudam a relaxar a musculatura, mas junto com isso a massagem com intuito de relaxar a musculatura, além de alongamento leves que gerem mais mobilidade para o pescoço. E por último, o ajuste de quiropraxia.
A quiropraxia não só vai ajudar a aliviar a dor, como também tratar a causa. Ao longo da nossa vida o nosso corpo vai gerando compensações e posicionamentos errados, como por exemplo, dormir de barriga para baixo com o pescoço virado, olhar para o celular constantemente, e assim por diante. Com a quiropraxia nós vamos identificar os complexos de subluxação, ou seja, às vértebras especificas que estão com pouca mobilidade e dificuldade de executar sua função e atrapalhando a comunicação do sistema nervoso com o restante do corpo.
Aqui na Espaço Coluna os profissionais são treinados para te dar o melhor atendimento, ajudando a entender as principais causas dos seus desconfortos e fazendo o melhor que a quiropraxia pode oferecer: qualidade de vida.
Se você está cansado desse ciclo repetitivo de dores, conheça a quiropraxia na Espaço Coluna.